Tanaka Shosuke, o primeiro japonês nas Américas
- Orientalizando
- 12 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2020
O Japão feudal sempre foi muito fechado, pode se dizer que é algo cultural eles não terem muita vontade de sair de sua terra natal, mesmo assim até no Japão há aqueles que nasceram com o desejo de explorar o mundo, como Tanaka Shosuke, o primeiro japonês a pisar no continente americano.
Por muito tempo, os principais parceiros comerciais do Japão eram China e Portugal, mas a Espanha também queria estar nessa lista. Por coincidência, um nobre espanhol que morava nas Filipinas naufragou em 1609 e ficou preso no Japão por 9 meses, graças a ele a Espanha se aproximou muito do Japão e um acordo foi feito, os espanhóis teriam uma base naval no Japão e os japoneses teriam acesso as tecnologias de extração de prata.

Os famosos Shuinsen eram os barcos japoneses responsáveis pelo comércio nessa época
Então o Japão enviou junto com Rodrigo de Vivero, o náufrago, 22 homens, liderados por Shosuke abordo do San Buena Ventura, em novembro de 1610 eles chegaram a "Nueva España" (América latina), mais especificamente onde hoje é o México. Shosuke, que já era técnico em mineração, estudou as técnicas de extração de prata espanholas, que realmente era a mais avançada da época.
Trecho encontrado no diário de um nobre na época:
"E eles vieram de cabeça erguida e de cabeça erguida permaneceram ali; usavam algo como uma jaqueta ornamentada, manto ou blusa longa, que amarram no meio, na cintura; lá eles colocam uma katana de metal, que conta como suas espadas. ... Eles parecem pessoas corajosas, não gentis, mas mansos, assim como as águias"

2 meses e 17 dias se passaram e eles partiram de volta ao Japão. O Xogum ficou muito satisfeito com o resultado da viajem então 2 anos depois planejou uma segunda, dessa vez Shosuke foi apenas como um ajudante, o líder era Hasekura Tsunenaga, conhecido como "o samurai cristão", que tinha a missão de montar uma embaixada japonesa no México, afim de estreitar ainda mais as relações.

Foram mais de 140 homens abordo do navio "San Juan Bautista", lá se encontraram com alguns japoneses que resolveram ficar pra trás na primeira viajem e, com a ajuda deles, a embaixada foi um sucesso, depois disso sabe-se que uns voltaram ao Japão, outros foram à Europa, como Hasekura, e alguns até ficaram por ali, mas o paradeiro de Tanaka Shosuke é completamente desconhecido.
Com isso, encerramos o post de hoje! Shosuke pode não ser muito conhecido, mas de fato ele foi muito importante para a história japonesa, o que acharam? Deixe nos comentários sua opinião, bem como ideias para os próximos posts, até a próxima!
Yorumlar