top of page

Cultura oriental e ocidental: Por que os orientais se curvam?

  • Foto do escritor: Orientalizando
    Orientalizando
  • 31 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Oii gente! Tudo bem? Vocês já pararam para pensar no quanto as culturas ao redor do mundo são diferentes? Hoje a gente vai conversar um pouco sobre algumas diferenças nas culturas ocidental e oriental. Vamos lá?

Para começar, vamos comparar com o Brasil, por ser mais fácil de visualizar e realmente comparar os costumes, já que é o nosso próprio país.

ree

Sabemos que existe uma diversidade cultural muito grande no mundo, e por isso, devemos respeitar cada uma. O objetivo dessa publicação não é causar intrigas e polêmicas, é apenas trazer informação e sanar suas dúvidas e curiosidades sobre o assunto. Para isso, vamos dividir em alguns tópicos para facilitar a leitura.


Antes de mais nada, o que for dito aqui não é considerando que todos os brasileiros, ou japoneses, coreanos, chineses, ou de qualquer nacionalidade sejam assim. Sei que existem pessoas que pensam diferente, apenas digo o que é mais visível em nossa sociedade.


Visão de individualidade e coletividade

O pensamento oriental sobre a coletividade olha para o indivíduo como parte de um grande grupo, onde por exemplo, se um lugar for ocupado por muitas pessoas, o local é limpo por todos, voltando o local às suas normalidades e evitando incômodos a terceiros. Não sei se você se lembra, mas na Copa do Mundo de 2014 que foi aqui no Brasil, em uma determinada partida, os japoneses no estádio limparam e recolheram os lixos espalhados. Eles praticamente nos deram uma banho de educação, mostrando que se você sujou, pode limpar depois né? E uma coisa muito interessante, é que eles são ensinados na escola a fazer isso desde pequenos (temos uma publicação falando do ensino nas escolas japonesas, vai lá dar uma olhada https://orientalizando26.wixsite.com/orientalizando/post/educa%C3%A7%C3%A3o-no-jap%C3%A3o-do-fundamental-ao-m%C3%A9dio).

ree

Saúde

Olhando pelo ponto de vista da saúde, a medicina chinesa procura tratar o homem de forma completa, prezando a energia, o campo emocional e físico. Um bom exemplo disso, é a acupuntura, que indo em direção a prevenção, busca o equilíbrio do todo. Já aqui no ocidente, buscamos sempre tratar, ou solucionar, o problema depois que ele já está instalado, fazendo tratamentos feitos por especialistas e, boa parte das vezes, com auxílio da química.

Hospital público de Salvador Hospital público na Coreia do Sul


**Lembrando, nem todos os hospitais públicos coreanos são assim, e nem os brasileiros.**


Hierarquia cotidiana

Os apaixonados pela cultura oriental, seja pelo Japão, pela Coreia do Sul, China, Tailândia ou outro país, sabem que existem algumas regrinhas de hierarquia que definem o modo como você deve falar e se portar em determinadas ocasiões. Por exemplo, quando você está na presença de uma pessoa mais velha, você deve ser mais educado na maneira de falar e prestar bem atenção no que essa pessoa diz, pois os mais velhos são considerados mais experientes e mais sábios, o que não está errado. E isso acontece tanto no Japão, quanto Coreia do Sul, China e assim vai. Já no ocidente, as relações são menos "verticais" e mais "horizontais", onde o mais novo conversa com o mais velho sem muito cuidado com o que vai dizer, e de que forma.


Vocês sabem por que os orientais se curvam ao se encontrarem ou se despedirem de alguém? Existem algumas razões por trás disso, uma delas é porquê, ao contrário do ocidente, os cumprimentos não são feitos com abraços e beijos. Mas principal razão disso é por puro respeito! Cada vez que eles se curvam têm um motivo como, um pedido de desculpas ou uma forma de agradecimento. E isso é tão natural para eles, que acabam fazendo no automático, muitas vezes de forma inconsciente, por estar enraizado na cultura oriental desde sempre! Agora, o grau da reverência faz toda a diferença. São três tipos de reverência usadas no dia a dia:

  • A de 15º - que é comum entre pessoas em mesmo grau hierárquico.

  • A de 30º - presente em situações formais entre empregado e chefe, aluno e professor.

  • A de 45º - é o menos usado por ser a forma de reverência mais formal, é reservado a encontros com pessoas de alto escalão, como chefes de Estado, imperadores ou príncipes. Pode significar também, uma profundo pedido de desculpas ou arrependimento.

Mesmo sabendo para qual cada uma serve, na hora de usá-las podemos nos confundir de vez em quando. Para chegar à perfeição das reverências é preciso muita prática, mas saiba que pelo menos tentativa de usá-las já é muito bem vista pelos orientais nativos.

E aí, gostaram de algumas curiosidades sobre as diferenças entre oriente e ocidente? Muitas coisas podemos ver como os costumes culturais fazem a diferença na sociedade. Podemos aprender muito com os costumes deles, assim como eles podem aprender algo conosco, se tornando uma relação de aprendizado mútuo, sem desmerecer ou desrespeitar ninguém.


Não esqueçam de acompanhar a gente nas redes sociais, de deixar a sua curtida se você gostou e de compartilhar com a galera que se interessa sobre o assunto. Deixe seu comentário sobre suas principais impressões e o que você achou legal nessas curiosidades. Um abraço (de longe) e até a próxima!




 
 
 

Comments


Join our mailing list. Never miss an update

Obrigado pelo envio!

  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Pinterest
  • White Instagram Icon
  • TikTok

© 2020 por Orientalizando Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page