Armas de guerra na antiga China
- Orientalizando
- 7 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2020
Os guerreiros chineses sempre foram conhecidos pelo seu poder devastador, qual seria o segredo deles? No post de hoje veremos uma série de armas chinesas, bem como suas formas, origens e uso. Vamos lá!
Dao (sabre)
Uma das mais comuns, não era uma arma específica e sim um classe, ou seja, existiam várias dao. Umas eram menores, como a shuangdao, e outras eram longas como a miaodao. O que todas tem em comum é que eram espadas de apenas um gume, como os sabres ou katanas, isto é, apenas uma metade da lâmina era afiada.
Qiang (lança)
Provavelmente a arma mais antiga chinesa. Surgiu na pré história, onde era conhecida como "mao", foi melhorando ao longo dos anos até que mudou para o nome atual. O tamanho varia, as "normais" tem cerca de 3 metros, mas arqueólogos já encontraram algumas de até 6 metros de comprimento.
Jian (espada)
Esta sim é uma espada de dois gumes, e também um dos melhores modelos da história. Há quem as chame de "soberanas das lâminas". Todas as tropas chinesas as usavam, desde infantaria até cavalaria. Se popularizaram no fim da dinastia Zhou, 256 a.C, e foram certamente as armas mais usadas na China.
Gun (bastão)
É dito pelos chineses que este é "o avô de todas as armas", e foram muito usados, principalmente por artistas marciais. O ideal, é que o tamanho seja o mesmo do usuário.
Essas 4 até agora são conhecidas como as "armas maiores", as próximas desse post não são as mais usadas, mas eram armas dignas de aparecer aqui.
Ji (alabarda)
Alabardas são basicamente lanças que também possuem um machado em suas pontas, assim podem tanto cortar quanto perfurar. No caso das chinesas, a forma nunca foi bem definida, mudava muito ao longo dos anos. Não era tão usada quanto lanças normais, mas se tornou comum entre os guardas de palácios e cerimônias.
Nunchaku
Nem todas as armas nasceram armas, há controvérsias, mas a maioria dos arqueólogos acredita que o nunchaku se originou de uma ferramenta chinesa usada na colheita de soja e arroz. Existe também o sanjiegun, uma variação deste, mas com 3 bastões. É pouco usado em guerra, já que é uma arma apenas de treinamento, para desenvolver reflexos.
Leque de guerra
Por mais que tenha se originado no Japão, se popularizou muito na China, por isso o coloquei nessa lista. É útil tanto para defesa quanto para o ataque (e pra refrescar), sendo usado como um punhal. Muitas assassinas disfarçadas os usavam, já que eram discretos, podendo pegar os inimigos de surpresa.
Nu (balestra)
As primeiras balestras (bestas) surgiram na China. Os melhores modelos eram obras que impressionam até mesmo os engenheiros atuais, pois algumas até contavam com recarregamento automático, isso ainda em 650 antes de cristo. Foram muito úteis nas batalhas contra os poderosos arqueiros mongóis.
E então o que acharam? Deixem sua opinião nos comentários, bem como ideias para os próximos posts, até a próxima!
Comentarios